Linhas De Pesquisa

Prancheta 8face4.png

A linha agrupa projetos de pesquisa que tenham foco no desenvolvimento de soluções inovadores, que usem o design e suas diversas metodologias como força motriz. Esses projetos compreendem o design como construção sistêmica, imergindo nos saberes do que nos precedem e contribuindo para pensar em soluções capazes de integrar diversos atores. Investigando, pelo prisma do design, desde os saberes tradicionais que compõem nossa cultura, até os desdobramentos contemporâneos dos meios digitais.

Prancheta 10face4.png

Nessa linha concentram-se as investigações cujas abordagens mantêm relações estreitas com o desenvolvimento de artefatos, reunindo investiga-ções que partam de hipóteses que vinculam proble-ma e solução por meio da geração de artefatos específicos. O processo de pesquisa nessa linha contempla a avaliação do problema, investigações e desenvolvimento de metodologias de projeto em design, prototipação e validação de artefatos ligados ao design de produto e ao design gráfico.

Prancheta 4face4.png

As investigações dessa linha levam em consideração os processos de convergência midiática estudados contemporaneamente, com especial ênfase aos elementos da cultura pop, contemplando produções das áreas do design gráfico editorial, design de jogos e áudio visual. São pesquisas teóricas e experimen-tais que consideram que o design está inserido na cultura contemporânea e pode ter papel crucial no processo de criação, produção, distribuição e percepção desses artefatos.

Prancheta 1face4.png

O Núcleo (NDJAD) se dedica ao exame das questões relacionados ao desenvolvimento de jogos, analógicos ou digitais, bem como o estudo dessas manifestações. As investigações da linha abarcam pesquisas teóricas e experimentais sobre a inserção desses artefatos em diversos contextos, seu processo de criação, implantação e o impacto gerado por eles. Concentram-se aqui projetos que tratam tanto da conceituação, metodologia e game design de jogos diversos, quanto a investigação das metodologias e implicações do contexto dos jogos na sociedade contemporânea, incluindo aí a atenção aos artefatos concebidos para o meio digital especificamente.