TRANSPOR.png
quase_branco.png

2020. A mudança de paradigmas tem sido a tônica dos últimos meses mundo afora. Fomos forçados, enquanto sociedade, a rever uma série de comportamentos e relações com o mundo. Essas mudanças bruscas e repentinas são um campo aberto para a investigação científica e a proposição de soluções para problemáticas que batem à nossa porta justamente pelas condições impostas pela pandemia.
        Uma das principais armas contra a disseminação da COVID-19, de acordo com especialistas, é a adoção de medidas de isolamento social. Graças a isso, por todo país, professores se viram obrigados a, em tempo recorde, se adaptar a um sistema de atividades agora ministradas a distância e mediadas por ferramentas tecnológicas de comunicação.
        Ao acompanhar as dificuldades narradas por diversos professores e por perceber que o design e a comunicação poderiam atuar como ponte para a capacitação desses profissionais no uso de tecnologias, desen-volvemos a coletânea TRANSPOR. Uma série de e-books voltados para instrumentalizar os professores para essa nova realidade. Em um trabalho colaborativo foram criados materiais de fácil acesso, para distribuição gratuita, que tratam dos temas relativos a transição do modelo de aulas presenciais para um modelo de aulas remotas.
        A coletânea transpor faz parte de uma pesquisa desenvolvida a partir de uma parceria entre o LED,  a iniciativa É pra estudar, da professora Jullena Normando. A editoração ficou a cargo da Editora Tempestiva, sob o comando da professora Genilda Alexandria e do professor Ivan Vieira.